top of page

Curtume – Dias Secos Inundados de Acácia

  • Frank Abreu
  • 4 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de set. de 2024


Ester Laccava é única e múltipla no monólogo Curtume – Dias Secos Inundados de Acácia: mãe, filha, avó, neta. É mulher. E esta mulher se revela ao público em dois momentos limítrofes da sua vida: no primeiro, maltratada pela miséria, ela se aproxima de uma solução definitiva para o sofrimento de sua família. A mulher só precisava de sete copos para que ela e os seis filhos pequenos encontrassem o fim ao mesmo tempo. E vejam só: ela tinha exatamente sete copos em casa. É então que… Vejam a peça para saber!


No segundo momento, encontramos a mulher já idosa. Ela conversa com um policial ao mesmo tempo em que ensina a netinha a costurar uma peça de couro. A polícia está investigando a morte de um homem, encontrado sem pele nas imediações do curtume para o qual a mulher trabalhou por trinta anos.


O texto de Denizart Fazio é enxuto e duro, mas com poesia vazando pelas rachaduras. Trata-se da primeira montagem profissional do jovem dramaturgo. É um escritor que merece ser acompanhado.


Já Ester Laccava tem um currículo de respeito no teatro. Atriz de grande talento, ela consegue lidar bem com as passagens do texto que narram as ações ao invés de fazê-las acontecer: esta é uma particularidade de Curtume que revela sua origem na literatura, como afirmou Denizart Fazio em seu Instagram:


“retomei um trecho de uma prosa (que nunca terminei) e dela teci uma peça curta”.


Além da ótima atuação, Laccava assina a direção, o cenário e a trilha sonora a partir de músicas originais de Mueptemo.

____________________


Curtume – Dias Secos Inundados de Acácia foi assistida em 28 de novembro de 2023 no Sesc Pompeia.

Posts Relacionados

Ver tudo
  • Facebook B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page