top of page

Prima Facie

  • Frank Abreu
  • 29 de set. de 2024
  • 2 min de leitura


Minhas expectativas em relação ao espetáculo Prima Facie eram altíssimas. Meses antes da estreia brasileira - com Débora Falabella interpretando Tessa, uma advogada de defesa que tem, entre seus clientes, homens acusados de (supostamente, segundo ela) cometer agressão sexual - eu já via e revia no Youtube trechos curtos da atuação de Jodie Comer na montagem londrina da peça (posteriormente levada a Nova York), bem como os vídeos nos quais ela recebe os prêmios Tony e o Olivier por sua performance.


Confesso que, na falta de uma edição em português, tentei ler a peça em inglês, mas a primeira palavra dita por Tessa é thoroughbreds, então eu desisti (se precisei apelar pro Google Tradutor na primeira palavra, imagina no resto…). Jajá eu conto pra vocês o que ela significa (e não me digam que já sabiam porque eu não acredito).


Suzie Miller, autora australiana de Prima Facie ("à primeira vista", em latim: termo jurídico que se refere a uma evidência que por si só é suficiente para provar uma reivindicação) estruturou sua peça em duas partes. Na primeira, Tessa nos explica como o direito caminha na "corda bamba da ética" e como ela, para defender um cliente acusado de agressão sexual, usa o fato de que a mulher traumatizada pela violência é incapaz de construir uma narrativa linear que forneça respostas para todas as perguntas feitas no tribunal. Na segunda parte, após ser violentada por um colega de trabalho por quem estava se apaixonando, Tessa ocupará o lugar da vítima e terá que enfrentar a desqualificação de seu discurso feita pelo advogado do agressor.


Tessa passa a enfrentar seus ex-colegas de escritório, profissionais que ela define, logo no início da peça, da seguinte forma:


"Puro-sangues [thoroughbreds]. Cada um deles. Criados para serem os melhores da raça. Músculos gigantes, treinados, prontos pra corrida."


É preciso dizer que Prima Facie é um monólogo de 1h45, com um texto dificílimo, um tour de force que apenas uma atriz de alto quilate poderia realizar num nível tão alto como o que vemos nesta montagem. E não há o que contestar: Débora Falabella é uma atriz puro-sangue!

____________________


Prima Facie foi assistida em 27 de setembro de 2024 no Teatro Vivo.

Posts Relacionados

Ver tudo
  • Facebook B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page