Top Girls
- Frank Abreu
- 4 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de set. de 2024
O ano é 1981. A cidade é Londres. Marlene é promovida à diretora geral da agência de empregos Top Girls. Para comemorar, ela oferece um jantar cujas convidadas são: Isabella Bird, viajante escocesa que viveu entre 1831 e 1904; a Senhora Nijo que nasceu em 1258 e foi cortesã do imperador japonês; Gret, personagem de uma pintura de Pieter Bruegel; a Papisa Joana, que viveu disfarçada como homem desde a infância (reza a lenda que foi Papa entre 854 e 856) e, por fim, Griselda, a esposa obediente, personagem da literatura clássica europeia.
Top Girls foi escrita por Caryl Churchill, dramaturga britânica que nasceu em 1938 e escreveu suas primeiras obras para o palco na década de 1950. A partir de 1976, ela se junta a coletivos teatrais como o feminista Monstrous Regiment e o socialista Joint Stock, fortalecendo o caráter político de sua obra.
Churchill estruturou Top Girls em três atos. No primeiro ocorre o jantar de Marlene com as mulheres de diferentes épocas. O segundo alterna cenas entre o escritório da agência de empregos Top Girls e a casa de Joyce (irmã de Marlene), onde vemos duas adolescentes conversando no quintal. Por fim, o terceiro ato se passa um ano antes da celebrada promoção de Marlene e nos coloca na cozinha de Joyce, arena na qual vai acontecer uma discussão acalorada entre as irmãs, revelando ao público um conflituoso histórico familiar.
Max Stafford-Clark, diretor da montagem original que estreou em Londres em 1982, preferiu encenar Top Girls com apenas um intervalo, dividindo a peça em dois atos. Já Laerte Mello, diretor da primeira montagem brasileira da peça, optou por seguir direto ao longo de pouco mais de duas horas.
Mello inicia o espetáculo com a primeira cena do segundo ato, uma decisão inteligente que apresenta ao público a protagonista Marlene em seu local de trabalho antes de a encontrarmos num jantar surreal com figuras históricas e fictícias.
Senti falta do famoso “overlapping dialogue”, passagens nas quais duas ou mais personagens falam ao mesmo tempo (em momentos indicados pela autora no texto) e que a montagem brasileira não usou. Tal opção não diminuiu o valor deste ótimo espetáculo levado à cena pela Fatal Companhia.
____________________
Top Girls foi assistida em 9 de dezembro de 2023 no Teatro de Arena Eugênio Kusnet.